SPINNING BABIES: o que é e como esse método pode ajudar no seu parto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Spinning Babies significa ao pé da letra “Girar Bebês”, e tem como objetivo abrir o espaço para o bebê fazer os giros necessários para o seu nascimento, estimulando a flexibilidade materna em cada rotação.

É uma técnica criada pela parteira americana Gail Tully, que propõe um conjunto de atividades para trabalhar o equilíbrio corporal durante a gestação e parto. 

Esse método é considerado uma forma inovadora de abordar o parto, aplicando conhecimento de anatomia e fisiologia do nascimento. 

Tem sido muito difundida atualmente entre as mulheres que desejam parto normal, com o intuito de ajudar a evolução natural do parto.

Como funciona?

A parteira americana Gail Tully propõe que seja realizada uma sequência de movimentos na gestação e trabalho de parto para facilitar o encaixe correto do bebê na pelve da mãe, facilitando a evolução natural do parto e, consequentemente, diminuindo a dor.

Essas técnicas para ajudar nas situações em que o bebê não está vindo com facilidade são internacionalmente conhecidas e médicos e parteiras de todo o mundo as aplicam nos partos difíceis, obtendo ótimos resultados.

Quem pode realizar o método?

Profissionais que assistem o parto, como enfermeiras obstetras, obstetrizes e médicos obstetras podem aplicar esse método, assim como as doulas.

Para isso, precisam passar por uma capacitação para que conheçam como adotar a abordagem do Spinning Babies na gestação e parto de forma correta.

Há uma facilidade maior para que o método seja aplicado por profissionais que fazem o acompanhamento do trabalho de parto aliado a avaliação clínica da gestante, como enfermeiras obstetras/obstetrizes, pois através do exame obstétrico podem ver exatamente em qual posição o bebê está e utilizar os movimentos corretos para rotação do bebê na pelve da gestante.

Utilização no pré-natal

No pré-natal, o profissional que a acompanha vai ensinar como realizar exercícios específicos diariamente e semanalmente. 

O objetivo é facilitar que o bebê fique na posição cefálica (de cabeça para baixo) e que seus músculos e ligamentos fiquem alongados, relaxados e na tensão adequada.

Assim, seu parto irá evoluir naturalmente, com menor dor e normalmente com menor duração.

É importante saber que o bebê não escolhe sua posição dentro do útero ao acaso. Ele se acomoda da melhor maneira ao espaço que encontra disponível.

Spinning Babies no trabalho de parto

O método contribui para resolver situações difíceis que podem surgir durante o trabalho de parto, trabalho de parto prolongado ou quando este é muito doloroso.

A evolução do trabalho de parto será avaliada constantemente pelo profissional que assiste a gestante para determinar se há a necessidade de aplicar algum movimento específico.

Isso vai depender em qual posição o bebê está, se está fletido e em qual plano da pelve ele se encontra. 

Durante o trabalho de parto o bebê faz movimentos específicos para encaixar na pelve como uma peça de quebra-cabeça.

Esses giros são minuciosos e ele vai se deslocar conforme o local que está na pelve, visto que o formato da pelve varia a medida que o bebê desce para nascer.

Assim, o objetivo é abrir espaço na pelve para o bebê se deslocar em cada diâmetro que se encontra e facilitar que ele percorra o caminho necessário até o nascimento.

Pergunte sobre essa técnica para sua equipe

Portanto, o Spinning Babies é uma ferramenta bastante útil para alinhar o útero e restaurar a fisiologia dos tecidos moles para o bebê se encaixar corretamente na pelve e realizar as rotações necessárias para o nascimento. 

Para isso, essa abordagem visa gerar o equilíbrio corporal, o conforto na gestação e a diminuição da dor e do desconforto durante o trabalho de parto.

Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências abaixo e siga nosso instagram: @equipepuroamor

Gostou deste artigo?

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe no seu Facebook, Twitter, Whatsapp ou qualquer outra plataforma que gostar. 🙂 Basta clicar nos ícones abaixo para compartilhar. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email