Plano de Parto: aprenda o que é e monte o seu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram

Plano de parto é um documento que expressa os desejos da mãe e do casal aos profissionais da saúde que estarão envolvidos com a assistência ao trabalho de parto, parto e pós-parto.

Ele é fundamental para garantir uma experiência mais satisfatória na assistência do seu parto.

O Plano de parto

O plano de parto é feito pela gestante, e de forma bem prática, nada mais é do que um documento onde você irá dizer tudo aquilo que você gostaria de ter durante o seu trabalho de parto, parto e cuidados com o recém-nascido, e tudo aquilo que você não gostaria.

Dessa forma, a comunicação entre você e a equipe de saúde ​ficam mais claras, evitando desgastes durante o trabalho de parto e o parto, que são momentos onde as emoções estão bem mais fortes.

É importante deixar bem claro que o trabalho de parto e o parto são eventos dinâmicos e mesmo com planos de parto super detalhados, as coisas podem não sair de acordo com o planejado.

Porém, com o plano de parto montado, você terá muito mais tranquilidade na hora de tomar decisões não planejadas anteriormente.

Este documento é garantido pela legislação brasileira e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Então, fique super tranquila em fazer e apresentar a equipe que irá te acompanhar, é um direito seu.

No atendimento realizado pela Equipe Puro Amor, por exemplo, nós sempre perguntamos se você já possui um plano de parto, e caso não tenha, orientamos a sua elaboração e discutimos sobre ele.

Como o plano de parto será utilizado?

O plano de parto será como um mapa para você compreender como será todo o processo do trabalho de parto ao pós-parto, bem como para que você abra um diálogo com a equipe que irá te assistir.

Dessa forma você apresenta o que está planejando e também conhece as práticas e pensamentos da equipe que irá te acompanhar. Muitas coisas podem ser pré-combinadas neste momento, além de criar um vínculo muito maior entre você, o acompanhante e a equipe.

Como já dissemos, o parto é um evento dinâmico e as decisões da equipe médica, em alguma situações, podem frustar algo que foi planejado, pois a saúde e bem-estar sua e do bebê são prioridade.

Portanto, o benefício do plano de parto está justamente na sua construção, na conversa com a equipe durante o pré-natal, onde você irá descobrir vontades que você tem e também irá se aproximar da equipe para entender se possuem pensamentos parecidos.

O que você precisa saber para montar o seu plano?

Nós acreditamos muito que a informação é a sua maior aliada para ter autonomia durante o parto. Por isso, é muito importante que você procure conhecer tudo que acontece nesse momento.

Quais são as fases do trabalho de parto, o que esperar em cada momento, quais métodos podem ajudar a aliviar sua dor ou na evolução do parto, quais são as recomendações da OMS, principalmente em relação às intervenções médico-hospitalares.

Uma boa opção é fazer um curso ou consultoria de preparação para o parto. Nos partos que acompanhamos por exemplo, sempre temos um momento com a mãe e o acompanhante para falarmos abertamente sobre o assunto, mostrando as evidências científicas, tranquilizando o casal e abrindo as opções.

Você também pode fazer cursos online ou ler livros sobre o assunto. No nosso blog também há muita informação, assim como diversos outros sites na internet. Busque fontes confiáveis.

É importante ressaltar que o plano de parto não é apenas um documento de desejos. Ele vai expressar seus desejos, porém baseado em informações relevantes e em evidências científicas atualizadas.

Monte o seu plano de parto

Nós preparamos para você um modelo de plano de parto. Ao preenchê-lo você terá um documento completo com todas as suas preferências em relação ao trabalho de parto, parto e pós-parto.

Clique na imagem abaixo e monte o seu plano de parto:

Plano de parto - Link para formulário

Gostou deste artigo?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone puro amor

Fale conosco

Preencha o formulário que logo entraremos em contato com você.