Ocitocina: o hormônio do amor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram

A OCITOCINA é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como hormônio do amor, pois costuma ser liberado quando estamos perto das pessoas que amamos e tem um papel fundamental nas relações.

Quando a ocitocina aumenta, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo. 

O aumento da ocitocina também está relacionado a sensação de prazer e bem-estar físico e emocional, além da sensação de atração, segurança, cooperação e fortalecimento de vínculos a curto e longo prazo.

E nada mais coerente que a ocitocina também estar intimamente relacionada ao parto, não é mesmo?!

Ela é responsável pelas contratações no trabalho de parto de forma harmônica e regular (que irão desencadear a dilatação), pela formação do vínculo entre mãe e bebê no nascimento (principalmente naquela primeira troca de olhares), pela contração do útero no pós-parto e até pela descida do leite materno. 

Uma pesquisa publicada em 2018 nos Estados Unidos apontou que o contato pele a pele entre pais e bebês prematuros aumenta os níveis de ocitocina e, assim, fortalece o vínculo, minimizando os riscos de atraso no desenvolvimento neurológico associado a prematuridade.
.
O estímulo da ocitocina está ligado a entrega e a confiança. Então deixe tudo fluir naturalmente no momento do seu parto, foque nesse instante que está vivendo com intensidade e paz e deixe a ocitocina agir em você com todo o potencial que ela tem ❤️

Muita ocitocina pra você 🥰

Gostou deste artigo?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone puro amor

Fale conosco

Preencha o formulário que logo entraremos em contato com você.