O que é o pré-natal?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram

O pré-natal é a assistência obstétrica prestada pelo profissional da saúde à gestante durante toda a gravidez, que visa promover uma gestação saudável e evitar problemas para a mãe e o bebê nesse período e no momento do parto.

Porque fazer o pré-natal

É muito importante realizar o pré-natal, pois é nesse período que a mãe receberá mais orientações sobre a gestação, exames de rotina, mudanças hormonais, controle de peso, alimentação, vacinação, prática de atividade física, o que pode ser feito e o que deve ser evitado.

A realização do pré-natal tem um papel super importante na prevenção e detecção de doenças ou alterações maternas e fetais, reduzindo assim os riscos na gestação.

Se você decidiu por ter um acompanhamento com uma equipe de parto multidisciplinar como a nossa, por exemplo, também será nesse período que você irá fazer o seu plano de parto, realizar o preparo para o parto, tirar dúvidas e criar um vínculo maior com a equipe.

Principais objetivos do pré-natal

Sem dúvidas, os principais objetivos do pré-natal é garantir uma gestação saudável e preparar a mulher para o parto e a maternidade, trazendo informações importantes sobre a gestação, o trabalho de parto, o parto e o pós-parto que envolve tanto os cuidados com a mãe quanto com o recém-nascido.

O pré-natal também tem o papel importante de orientação psicológica para o enfrentamento da maternidade, bem como orientações relacionadas ao dia-a-dia como dieta, higiene, sono, exercícios, sexualidade, hábitos e outras.

Nesse período também serão feitos vários exames afim de prevenir e detectar possíveis doenças que possam interferir no bom andamento da gravidez.

Abaixo, listei alguns problemas que o pré-natal ajuda a evitar:

Problemas que podem ser identificados no pré-natal

O pré-natal permite você identificar doenças que já estavam no seu organismo, porém, estavam evoluindo de forma silenciosa. É o caso de doenças como a diabetes, hipertensão arterial, doenças do coração e outras. O diagnóstico precoce permite medidas que evitarão maiores prejuízos materno-fetais.

Além disso, podem surgir doenças específicas na gravidez, que podem ser tratadas precocemente para evitar consequências negativas para você e seu bebê. O acompanhamento de fatores de risco e as intervenções necessárias para a melhora do quadro poderão garantir que você tenha um parto seguro.

Também é possível identificar problemas com o bebê, como as más-formações. Em alguns casos, se identificados em fases iniciais, permite o tratamento intraútero, proporcionando ao recém-nascido uma vida normal. Caso não seja possível o tratamento intraútero, a equipe de saúde estará preparada para receber seu bebê de forma adequada.

No pré-natal também será avaliado aspectos relativos à placenta, possibilitando tratamento adequado. A posição inadequada da placenta pode provocar graves hemorragias com sérios riscos maternos. Se a placenta tiver inserida no orifício interno do útero, pode ser necessária a cesariana.

Identifica-se também no pré-natal a pré-eclâmpsia, que é caracterizada pela elevação da pressão arterial, comprometimento da função renal e cerebral, que podem ocasionar convulsão e coma. Esta é uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Por isso, super importante de ser identificada.

Quando começar o pré-natal?

O Ministério da Saúde recomenda, através do seu Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN), que devem ser realizadas no mínimo seis consultas de pré-natal. Preferencialmente distribuídas da seguinte forma:

  • Primeiro trimestre de gestação: uma consulta
  • Segundo trimestre de gestação: duas consultas
  • Terceiro trimestre de gestação: três consultas

O ideal é que logo após saber da gravidez, você procure o seu médico e inicie as consultas de pré-natal. Assim, você pode realizar ultrassom precoce para ter maior precisão da gravidez e monitorar a sua saúde e de seu bebê desde o começo.

Além disso, se você pretende contratar uma equipe para acompanhar o seu parto junto com o médico, já procure logo no início da gestação para também realizar as consultas. Dessa forma você criará um vínculo maior, terá mais tempo para se decidir e também mais flexibilidade financeira.

Exames no pré-natal

Na sua primeira consulta o médico irá pedir uma série de exames. Os mais comuns são:

  • Hemograma completo
  • Glicemia de Jejum
  • Tipagem sanguínea e fator RH
  • Hepatite B
  • Sífilis
  • HIV
  • HTLV
  • Toxoplasmose
  • Citomegalovírus
  • EAS – urina tipo I
  • Urocultura
  • USG
  • Colpocitologia oncótica (Papanicolau)

Alguns exames devem ser repetidos por volta da semana 28 de gestação e você deverá realizar também o de tolerância à glicose, para detecção da diabetes gestacional. No 2º trimestre de gestação, você também realizará a ultrassom morfológica para avaliar o feto detalhadamente. Outros exames podem ser solicitados de acordo com a avaliação do seu obstetra.

Vacinas na gestação

É muito importante que antes de engravidar você já esteja com o seu calendário vacinal em dia. Isso porque algumas vacinas importantes, são contraindicadas na gestação.

Clique na imagem abaixo e faça o download do nosso calendário de vacinação da gestante, com todas as vacinas recomendadas e não recomendadas.

Conclusão

Para concluir, quero te incentivar a viver a gestação com o máximo de intensidade. Aproveite cada momento, se dedique a passar por essa jornada com muito amor e cuidado por você e pelo seu bebê.

Faça todos os exames, curta seu bebê em cada fase, aproxime-se do seu companheiro e entregue-se a gestação.

Aproveite esse período para se preparar para o parto com total consciência e confiança.

Caso ainda tenha alguma dúvida, assine nossas newsletter abaixo ou nos envie por email contato@epuroamor.com.br ou pelo nosso instagram @equipepuroamor

Gostou deste artigo?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

icone puro amor

Fale conosco

Preencha o formulário que logo entraremos em contato com você.